Queijeiros Artesanais Procurando Soluções...
Os "palestrantes" foram as Participantes!
A chamada foi feita por Google Meet. Colaborativa, todos se envolverem ativamente para que pudéssemos ter o maior número de ideias possível.
Facilitado por Dan Strongin
Com o apoio de Ricardo Boscaro, João Bello e Falco Bonfadini
Compartilhado com Você!
As ideias validadas foram definidas para ser compartilhadas com todos! Pode escolher ideias para experimentar. Encontre seu caminho para superar a crise rapidamente!
Obtenha gratuitamente sua cópia deste relatório!
… para Gerir a Caos da Pandemia
É impossível dirigir se você não pode ver a estrada a sua frente. Como dirigir, ou gerir, se você não faz a mínima ideia do que pode acontecer a seguir? Com a pandemia, muitos negócios tiveram uma queda repentina de até 70% nas vendas, e sem aviso. Era preciso reagir, mas como? Para sobreviver, é necessário preservar seus recursos. Mas como você pode fazer isso, e principalmente mudar a sua maneira de fazer negócios no meio do caos?
As pequenas empresas são criativas e adoram resolver problemas, mas com recursos limitados, precisavam tomar cuidar para não colocar em risco a própria sobrevivência do seu negócio. As pessoas têm ideias criativas, mas nem todas são fáceis, lucrativas ou possíveis de serem postas em prática. E se você escolher a ideia errada?
"No início do caos criado pela pandemia, me coloquei a disposição para mediar e coordenar discussões em grupo para buscar soluções colaborativamente. Convidei Ricardo Boscaro, João Bello e Falco Bonfadini para me ajudar. A crença principal deste ‘website’, TudoNaLinha.com.br é que: “Boas pessoas, trabalhando juntas, para um objetivo que vale a pena, podem fazer coisas incríveis!"
Dan Strongin
TudoNaLinha.com.br
Caos em Tempo de Pandemia
O que os produtores estavam fazendo para re-organizar e gerir a crise da pandemia? De todas as ideias, quais efetivamente funcionarão. Havia pouco tempo para reagir e pouco espaço para erros. Várias pessoas participaram nessas discussões interativas com o entendimento de que todas as ideias geradas e testadas, e todos os resultados desses testes seriam compartilhados livremente. A lista completa está no fim deste ‘blog’, bem como um link para baixar um PDF com o material completo.
Participantes
Dan Strongin, TudoNaLinha, Rio; Mariana Resende, AQMAV - Associação do Queijo Qrtesanal do Campo das Vertentes; Antônio do APROCER Associação dos produtores de queijo Minas Artesanal do Cerrado.; Ricardo Boscaro Castro, Sebrae; Wilson Menezes, AQMARA- Associação Regional dos Produtores de Queijo Minas Artesanal Araxá;
Guilherme Ferreira, Aprocan; João Leite, Aprocan; José Ricardo Ozólio, Associação dos Produtores Artesanais de Queijos do Serro - APAQS.; Everson Pereira, o "Toko", Aproqueijo Associação dos Produtores de Queijo Artesanal da Serra Geral; Falco Araujo, Comerqueijo; João Bello Oliveira Neto, Queijo Bello; Higor Freitas, Aprocan; ; Heloisa COLLINS, Capril do Bosque; Magno Ferreira, Comerqueijo; João Vargas Carvalho, Roque Log; e 12 mais
O Que Você vai Ganhar se Continuar a Ler:
- Ações práticas para tentar enfrentar esta crise, que foram testadas e provaram ser úteis para outros: ideias validadas.
- O que foi aprendido até agora sobre como implementá-las rapidamente e com sucesso.
- Uma lista adicional de ideias não totalmente testadas, mas que você pode tentar para mais rapidamente chegar onde você tem que estar para sobreviver a esta situação.
No meio do caos as coisas mudam rapidamente. Quanto mais rapidamente você puder validar novas ideias e ver se elas funcionam, menos danos seu negócio sofrerá.
As ideias da reunião #TamosJuntos para gerir a caos da pandemia
Agilizar, adaptar e validar.
- Validar as ideias rapidamente (Testar Pequeno).
- Apresse-se na implementação de ideias validadas
- Deixa pra trás se não funciona neste ambiente caótico.
- Priorize: Focar nas coisas que geram fluxo de dinheiro, diminuir aquelas que apenas aumentam fluxo de trabalho
Prioridades (Ideias Testadas e que funcionaram)
Para Vendas
1
Política de Vendas
2
Diminuição ou Eliminação de Atividades, Mão de Obra e Processos
3
Fortalecer Colaboração entre os vários Elos da Cadeia
4
Logística
5
Renegociar com Bancos e Fornecedores
6
Diversificação de Produtos
7
Formação de Custos e Preços
8
Inadimplência nas suas receitas
Destaques
Politica das Vendas
Vendas diretas para o consumidor final direto para substituir o volme de vendas nas feiras e eventos gastronômicos. Dilema: o aumento da venda direta pode futuramente prejudicar o ponto de venda que é parceiro de tempos de “normalidade” do mercado.
NOVOS MODELOS de DIVULGAÇÃO
Novas descrições
Fotos Profissionais
Harmonizações
Usos culinários
Buscar contato com influenciadores digitais para divulgar os queijos.
Transformar os canais de divulgação para entregar e comunicar (WhatsApp)
Pensar em formas mais pessoais e mais diretas para comunicar e interagir com os consumidores usando Facebook, WhatsApp Business e Instagram.
Renegociar com os
Bancos e Fornecedores
Inadimplência nas Suas Receitas
Logística
Um grupo de trabalho foi criado para explorar como criar um novo sistema de logística para queijos artesanais.
Diminuição ou Eliminação de Atividades, Mão de Obra, e Processos
Secar as vacas somente em final de lactação, para não prejudicar a produção no futuro. Vender as vacas menos produtivas para reduzir o custo com ração. Encher o silo para se preparar para a seca. Reduzir salários e carga horaria de funcionários. Talvez adotar a pràtica de redução para uma ordenha diária? Definir quantidade de queijos e preço de venda para pagar as contas mensais.
Eliminar etapas de tarefas, ou processos pesados, com pouco resultado. SIMPLIFICAR e eliminar multi-tarefas. Até mesmo eliminar produtos se não ajudam a atingir seu objetivo de agora: sobreviver.
Diversificar
Aproveite as possibilidades da fazenda para produzir outras mercadorias, além de queijo e outros produtos lácteos. Exemplos: Compotas de doces. O Gran Fromaggio, no Rio Grande do Sul, utiliza o soro de leite da fabricação de seu queijo para alimentar javali para vender como carne. Frangos caipira. Legumes.
Fortalecer Colaboração entre os vários Elos da Cadeia
Concluiu-se que uma das mais efetivas atitudes é o fortalecimento das Parcerias entre os vários elos da cadeia. A união é a melhor solução para resolver os problemas e que as associações como Amiqueijo podem contribuir muito para isso.
Formação de Preços
Desenvolvimento de ferramentas simples para melhor entender e gerenciar custos.
(pode começar com o webinar gratuito de TudoNaLinha, "Como Lucrar Até 5 Vezes Mais, Oferecendo Descontos Agressivos" sobre Precificação Promocional, ou invista em nosso curso: "Seu Melhor Preço –Como maximizar lucro sem perder vendas..."
Comentários dos Participantes
Wilson - de Araxá
— Venda para turistas, mercado e empórios.
— Venda de queijo fresco está normal.
— Venda de queijo maturado(queijo amarelo) reduziu muito, cerca de 80-90%, é um produto para o mercado de turismo.
— Os leilões de gado também reduziram muito.
— É preciso apoio financeiro para os produtores.
— A logística para ser viabilizada precisa de escala, para consolidar cargas em um centro de distribuição e manipulação dos produtos.
— muitos problemas de inadimplência junto aos lojistas
— Destacou que no pós Segunda Guerra Mundial, houve uma avalanche de consumo, por esta razão esta otimista com relação ao retorno pós pandemia.
Acredita que a união é a melhor solução para resolver os problemas e que a Amiqueijo pode contribuir muito para isso.
Outra alternativa importante que ele recomenda é a diversificação da produção, na pecuária leiteira seu foco é no bezerro e só faz uma ordenha.
Antônio - de Cerrado
Família produz queijos há muitos anos, mas voltaram a fazer queijo em 2017.
As vendas caíram 80%
Fez investimento alto recentemente para construção de uma nova queijaria, com empréstimo bancário, está tentando renegociar a divida antes do vencimento.
No inicio não reduziu produção de leite, preferiu continuar produzindo e vendendo para o laticínio para preservar a produção e sanidade do rebanho.
Mas reduziu a produção de queijos de 45 queijos por dia para 2 queijos por dia
Como a logística parou ou subiu muito o preço, isso dificultou suas entregas e as vendas .
Recentemente os pedidos voltaram, mas não tem como entregar.
Zerou os estoques e voltou a fazer 10 queijos por dia.
Acha importante fazer uma reserva de dinheiro e ter cuidado com o endividamento bancário.
Negociou redução de salário com os empregados de 2000 reais para 1000 reais com o compromisso de reembolsar os empregados quando voltar a produção.
Ressaltou a importância de uma boa relação com os empregados para conseguir negociar de forma equilibrada.
Em janeiro/2019, para ganhar mercado, reduziu os preços de seus queijos em 20%, revertendo em aumento de vendas de 50 para 150 kg de queijos por semana, seguindo a recomendação dos lojistas com os quais trabalhava à época os queijos deveriam chegar ao final abaixo de 80 reais.
Portanto chegou a conclusão que é muito importante trabalhar nos custos para viabilizar preços mais baixos e as vendas.
Vê o Nordeste como um bom mercado, mas ressaltou que o problema são os custos que o queijo chega ao lojista.
Procurando viabilizar custos também com outras atividades como criação de porcos com soro.
No Cerrado o comercio do queijo fresco está normal o que já não acontece com o queijo maturado.
É preciso estudar como integrar a logística no Brasil, pois é um grande gargalo.
Higor - Aprocan
No inicio as vendas caíram, com cancelamento de 80% dos pedidos
Redes de amigos no inicio conseguiram no inicio, retomar parte das vendas, mas precisaram ser interrompidas pois estava interferindo nos negócios dos lojistas.
A Aprocan tem muitos produtores com diferentes problemas.
Aprovou esse tipo de discussão e disse que deveriam ter começado mais cedo.
Ricardo - de Sebrae MG
É preciso desenvolver métodos e planilhas mais simples que permitam ao produtor o conhecimento dos custos dos seus produtos, facilitando sua precificação e a elaboração de politicas de preços com mais segurança.
Vou buscar no setor especializado do Sebrae o desenvolvimento de uma planilha, a partir de planilha já existente, para atender essa necessidade.
José Ricardo Osorio - de Serro
As vendas de queijo maturado no Serro estão em baixa, sem vendas desde final de janeiro.
A cooperativa local absorve parte dos queijos frescos.
Joao Paulo, que tem deposito de queijos em BH, fazia a logística do Serro para BH mas parou de fazer.
A maioria dos produtores secou as vacas.
Com a pandemia e a redução da atividade queijeira, pode hoje cuidar melhor da agricultura da fazenda e das pastagens, aproveitando a mao de obra já existente na fazenda.
O mercado do queijo maturado acabou e o queijeiro de queijo fresco quer pagar 5-6 reais o quilo.
Sente falta de como precificar os queijos daqui para frente.
Os lojistas não estão comprando, sente falta de maior interatividade com os parceiros, com maior aproximação
Héloisa - de São Paulo
Procedimentos adotados:
Secou leite das cabras já em final de lactação, dispensou fornecedor de leite, parou a fabricação, cortou a jornada de trabalho em 50%, negociando para adiar a dívida no banco, implementação de venda direta com delivery(contratação de empresa especializada). Com isso conseguiu zerar o estoque que estava muito alto no inicio da quarentena, vendendo a menor preço.
Com essa venda intensa provavelmente vai faltar queijo.
Importante levar em consideração o custo entre os diferentes queijos artesanais(tipo e tamanho dos queijos, mãos de obra e encargos trabalhistas).
Toco - de Serra Geral
A realidade da pandemia na região, se mostrou muito difícil num primeiro momento. Reduziu o salario e 20%.
Muitos pararam a produção na primeira semana, a maioria trabalha com leite comprado, o que pode ter sido a razão de muitos produtores de leite terem tido problema com suas vacas como mamite, com perda de tetas e até de animais.
Os produtores chegaram a jogar leite fora. E os laticínios se oferecendo para comprar leite a baixo preçoe(R$ 0,50).
Obs Joao Bello: pelo relato pode-se entender que falta apoio técnico sobre manejo do rebanho para evitar o que aconteceu com a parada brusca da tirada de leite e comercio do leite in natura, quando necessário, como alternativa.
A logística também foi interrompida pelos empresas de ônibus.
Atualmente estão voltando a produção aos poucos, todos os produtores voltaram mas com metade da produção
A Aproqueijo tem atuado no apoio e parceria indicando solução como o encaminhamento de fornecedores e clientes de forma solidária, buscando assitencia com Sebrae e Emater.
O delivery na cidade saiu fortalecido.
A experiência local mostra que esta havendo mudança com relação a relação de trabalho, trabalho em casa e delivery.
Se continuar com esse ritmo de recuperação ele entende que os produtores não vão conseguir atravessar bem o momento sem se endividar.
Guilherme Ferreira- de Canastra
-Sua venda era 80% para restaurante 20% para pontos de venda e venda direta
-Esta retomando rede social e montando pagina de vendas mas com pouca variedade. Tem buscado contato com influenciadores digitais para divulgar os queijos o que tem mostrado resultados.
-sugere a formação de uma plataforma única integrada entre produtores e respectivas associações e entre associações para nivelar e implementar ações , definindo guardiões do queijos artesanais(desenvolver melhor com ele o que seria essa ideia do guardião) e compartilhando rede de contatos.
-avaliar venda direta X venda lojista, indicando para o cliente final qual a melhor opção para ele. Fazer politica de preços compatível entre venda direta e lojista, buscando equilíbrio e equivalência.
Relatou dívida vencendo em agosto, também tentou renegociar com banco Siccob local mas não obteve êxito.
-sugere estar avaliando a diversificação das atividades na sua propriedade, pois atualmente está dependendo de uma única atividade, esteve visitando propriedade vizinha que trabalha com fruticultura e dentro da mesma fruta, no caso o abacate explora nichos com variedades diferentes.
- o turismo está fazendo falta pois é uma fonte de renda importante
Mariana - Catauá
-Seus canais de venda são: feira, venda direta e pontos de venda.
-Dilema: o aumento da venda direta pode futuramente prejudicar o ponto de venda que é parceiro de tempos de “normalidade” do mercado.
-Procedimentos adotados:
-secou as vacas em final de lactação, vendeu as vacas piores para reduzir o custo com ração, concluiu os piquetes para pastoreio rotacionado, encheu o silo para se preparar para a seca, reduziu salários(1800 para 1000reais), carga horaria e passou para uma ordenha diária. Passou de 600 litros para 200 litros por dia.
-Definiu como objetivo comercializar 600kg de queijo mês para conseguir pagar depesas
-Está encontrando dificuldade com a logística de distribuição dos queijos (Empresa de ônibus Sertaneja que fazia transporte para Brasília parou, empresa aérea Azul Cargo aumentou muito o valor do Frete). Colocou a filha para trabalhar no negocio.
-queda de 60% nas vendas e 40% nos custos
-Banco Sicoob local, propôs adiar parcelas de empréstimo mas continuar cobrando juros.
-fortalecendo da produção e diversificação da fazenda com incremento da horta, produção de porcos e diversificação com charcutaria e geleias.
-chegou a conclusão que certas atividades podem ser reduzidas ou eliminadas, como exemplo o número de empregados e a redução de duas ordenhas para uma ordenha.
Falco - Galeria do Queijo, SP
-Avaliar qual a idéia e qual o processo necessário para colocá-la em prática, pois os processos são complexos e difíceis, evitar multitarefas, várias atividades ao mesmo tempo, pois o tempo é um só e precisa ser bem administrado para distribuir na vida profissional e privada.
-conseguiu manter 90% do faturamento.
-cresceu a venda do queijo artesanal, em função da parceria com os produtores que abaixaram o preço e por conseguinte, conseguiu abaixar os preços dos queijos na prateleira da loja. Implicando em maior faturamento.
Dan - TudoNaLinha.com.br
-Experiência Monica do Mestre Queijeiro
Começou fazendo kits com muitas variedades, muito esforço, reduziu numero de variedades de kits de 6 para 1, e programou entregas para 2 vezes por semana, facilitou preparativo e deu mesmo resultado.
Avaliar processos medindo esforços X resultados
-Importante lembrar que nem toda ideia boa, funciona bem, vai depender da realidade de cada um. Portanto precisam ser testadas.
- a avaliação e o corte de custos as vezes podem mostrar atividades que podem ser descartadas.
-logistica tem se mostrado com gargalo para todos
-citou o curso que ministra de precificação e logística
-observou que trabalhou nos EUA na solução da questão de logística para queijos artesanais, que pode ajudar nisso, mas como não é brasileiro, é importante que a solução seja encontrada pelos interessados locais
Todas as ideias de todas as participantes para ajustar a realidade nova.
Divulgar
Ideia
Comentário
"Novos MODELOS de DIVULGAÇÃO: criar modelos para compartilhar para os produtores em como divulgar
Encontra o diferencial e divulgar
Novas descrições
Fotos Profissionais
Harmonizações
Usos culinários
Buscar contato com influenciadores digitais para divulgar os queijos o que tem mostrado resultados.
Veículos diferentes: Instagram, WhatsApp, WhatsApp Business, Facebook Page.
Entrega
Encontrar grupos de amigos comprando direto
Grupos de amigos que estão se organizando e comprando direto do produtor.
Gerenciar Estoque
Câmaras frias para armazenar o estoque com temperaturas baixas
Avaliar o uso de câmaras frias para armazenamento a temperaturas baixas (localização, viabilidade técnica e financeira), utilizar aquelas que estão ociosas ou câmaras de montagem rápida por associações, ou grupos de produtores, fazendo uma reserva/poupança em queijos
Na pecuária leiteira seu foco é no bezerro e só faz uma ordenha.
Promover Agressivamente
Assista o Webinar "Como Lucrar Até 5 Vezes Mais, Oferecendo Descontos Agressivos"
Gerenciar recursos financeiros
|
Gerenciar Recursos Líquidos
Novas Formas de pagamento: |
Melhorar os Processos
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Logística
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Parcerias
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Planejamento
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Pessoal
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Produtos
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Vendas
Vendas por consumidor direto para ocupar o lugar das feiras | Heloisa COLLINS: "tenho vendido muito queijo direto ao consumidor via promoções de ‘kits’ bonitos e especiais. Esta semana voltei a vender para os meus parceiros de revendas, que estavam meio quietos! |
Criaram uma página de feira livre local. | |
Vendas diretas ajudaram baiar estoques, mas não é uma estratégia | |
Politica de vendas |
E Você?
Que Idéias Você Vai Tentar
Escreve-os. Planeje um pequeno teste e veja o que ele faz antes de implementar totalmente
Se funcionar de imediato
Implemente-o totalmente, e RAPIDAMENTE! Se não, tente outra coisa rapidamente! É uma crise!
Tem mais alguma ideia ou quer partilhar o que funcionou?
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