março 17, 2019

Precificação e Os Demônios de Promoção

No começo, não tinha resposta real para a pergunta o que é precificação.

Fui um desastre no planejamento de promoções. Eu adorava quando meu chefe me tratava como um herói quando as vendas promocionais quebravam recordes, mas odiava quando ele ameaçava a me demitir no final do mês, quando minhas promoções agressivas diminuíram minhas margens de lucro. Toda semana era essa tortura esperando pelos resultados.

Para minimizar o risco, eu comprava produtos mais baratos. Produtos que não faziam nada para ajudar na melhora da satisfação dos meus clientes atuais, ou para atrair novos clientes.

Sem sabendo o como e o que é precificação promocional...


… as únicas pessoas que minhas promoções estavam atraindo eram os vampiros. Se você trabalha no varejo, você os conhece. As pessoas que só vêm para as promoções, nunca estão felizes, assustam os clientes habituais e nunca mais voltam.

Eu estava ensinando aos meus clientes fiéis a comprar algo não tão especial, em vez de continuar comprando o produto que os faziam feliz, e que era mais lucrativo para mim. Que estupidez foi aquilo!

Então, mudei minha estratégia e comprei itens que já vendíamos, mas de qualquer fornecedor que oferecesse dinheiro para me ajudar a promover. Piorou a situação.

Os fornecedores apoiavam o que era melhor para suas empresas. Nem sempre foi o melhor para mim. Não era mais minha loja, e se tornou deles.

Se uma promoção não funcionou, adivinhe quem ficou com excesso de produto. Ou, se funcionasse muito bem, prejudicaria meus lucros ou prejudicaria meus clientes. Pense nisso! Existe alguma coisa pior do que tirar tempo do seu dia para ir a uma loja devido a uma promoção e descobrir que os produtos já estavam esgotados? Faz você pensar que eles estão te enganando, não acha? Nem se o preço ficasse mais estável depois, compensaria isto. Se isso acontecer, os clientes irão para outros lugares.

Eu é que fui enganado em relação à minha compra dos fornecedores. Eu caí na armadilha dos

Os 3 demônios de preços promocionais.

1.

Escolher por Preço ou Apoio Promocional somente.

2.

Comprar Quantidade Errada.

3.

Escolher o preço sem considerar seu efeito sobre a lucratividade geral.

Então, o que foi que eu fiz sobre isso?


(Dica: eu nunca fui demitido. Eu vendi como um louco durante as promoções. Eu só vendia itens que meus clientes adoravam. Eu cresci minha base de clientes 35%, e me tornei o departamento mais lucrativo da loja, tudo sem forçar ou pedir aos meus fornecedores por preços mais baixos.

...mas você terá que ler a resposta na próxima postagem, ou melhor, assiste o Webinar...

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Dan


Dan Strongin. Chef, Varejista, Consultor de Qualidade, e Jornalista são apenas algumas de suas conquistas. Ex-presidente da American Cheese Society, e consultor em inovação em alimentos artesanais para os Estados da Califórnia (CMAB) e Wisconsin (DBIC). Atualmente ele trabalha com pequenas e médias empresas que produzem produtos de alta qualidade, ajudando-as a ir além da contabilidade de custos e a obter lucros reais.

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