maio 25, 2020

Para Lojistas: Como Gerenciar o Caos da Pandemia

​Lojistas que vendem queijo artesanal colaborando por ​Google Meet​ para sobreviver à crise de 2020

No meio do caos, as coisas ​foram mudando ​fundamental e rapidamente. Quanto mais rapidamente puder validar novas ideias e ​avaliar se elas funcionam, ​tanto menos​ ​danos a seus negocios.

​O Que Você vai Ganhar ​​para ajudá-lo a ​gerenciar o caos se você ler este relatório:

  • ​Ações práticas para tentar enfrentar ​a crise​
  • Ideias Testadas que provaram ser úteis: ideias validadas.
  • ​Como  implementá-las rapidamente, com sucesso.
  • ​As 15 coisas que realmente fizeram a diferença, e as ​2 coisas que realmente não fizeram.

​Sobre as Discussões em Grupos TudoNaLinha

1

​​​​​Todos tiveram o papel participante e palestrante!

​A chamada ​foi feita ​por Google Meet.​ ​Colaborativa, todos se envolveram ativamente para que ​pudéssemos ter o maior número de ideias possível. Todos eram professores e alunos, ao mesmo tempo: compartilhar conhecimento.!

​2

​Facilitado por Dan Strongin

​Ajudando a criar ambientes de trabalho produtivos e lucrativos​ ​durante décadas. Assessor comercial de Come​rQueijo (Associação de Comerciantes de Queijos Artesanais Brasileiros)

​3

​Compartilhado com Você!

​​As ideias validadas compartilhadas​ com todos! Você pode escolher ideias ​para experimentar.​ Encontra seu caminho para superar a crise rapidamente!

​Obtenha gratuitamente sua ​​copia deste relatório!

​Gerenciar o Caos em Tempo de ​Pandemia

​No início do isolamento da pandemia, ​as lojas que vendem queijos artesanais ​tiveram uma queda ​ ​de 70% nas vendas. ​Tinham que reagir — mas como? ​​

​As pequenas empresas são criativas e adoram resolver problemas, mas ​possuem recursos limitados. ​Por um lado é preciso preservar os recursos que são limitados, mas por outro é preciso usá-los para sobreviver à crise.​​ Então, como mudar significativamente a maneira de fazer negócios (Gestão) usando os recursos da maneira mais eficiente possível, em meio ao caos? Nem todas as ideais que temos são fáceis, lucrativas ou ​simples de realizar. Pior, é se você escolher a ideia errada?

​Precisavam atuar, mas como?

O que as lojas estavam fazendo para ​se organizar e ​gerenciar a ​caos? De todas as ideias, quais funcionaram?

​Com pouco tempo para reagir e pouco espaço para erros, os riscos foram além do que uma pessoa sozinha pode enfrentar. ​

Várias pessoas participaram nessas discussões interativas com o entendimento de que todas as ideias geradas e testadas, e todos os resultados desses testes seriam compartilhados livremente. Não ​faria sentido simplesmente fazer uma lista. ​O mais importante era encontrar e priorizar as ideias que realmente funcionavam.
Compartilhamos aqui, para você, todas as ideias, mas ​destacando as ideias validadas: as coisas que funcionavam. ​No fim deste ‘blog’, ​você terá acesso a um link para baixar um PDF completo de tudo o ​material.

​Participantes


Vários membros de ComerQueijo, a Associação de Comerciantes de Queijos Artesanais Brasileiros: ​Ana Oshiro – Venda Villa (SP), Mônica Resende – Mestre Queijeiro (SP), Gabriela Araujo – Cave Queijos e Vinhos (BA), Falco Bonfadini – Galeria do Queijo (SP), Flávia Rogoski – Bom Vivant (PR), Frederico Teixera – Oxé é de Minas (BA), Rosanna Tarsitano – Tarsitano Sabor de Origem (DF), Bruno Cabral – Caseina (​Barcelona), Magno Ferreira – ​Raizes de Minas (SP)


​Convidados:  Eduardo ​Borges – Borges Queijos Artesanais (RS), Guilherme Pereira ​– Roça Capital (MG), Gabriel Barbosa Souza – Empório Rizza (SP), Geraldo Passos – Venda do Mineiro (MG), Júlio Leal – Banco do Jorge, Mercearia de Santos (MG), Martinho Vieira – Banca do Alemão (SC), Rodolfo Alves da Silva – Império de Queijo (AM), Thiago Reis – Pedacinho de Canastra (SP), e Tiago ​Coladeto – Empório Santo João (SP).

​Agilizar, adaptar e validar.

  1. ​Validar as ideias rapidamente. Testaram primeiro, em pequena escala. ​Se você for em frente e implementar em todo o processo ou empresa e isso não funcionar é um problema.
  2. Apresse-se na implementação de ideias validadas
  3. Deixe pra trás se não funciona neste ambiente caótico. Não insista em ideias que não se mostraram efetivas.
  4. Priorize​ ​as coisas que geram fluxo de dinheiro, reduza as que geram mais fluxo de trabalho.

Os Destaques: 15 ideias que fizeram uma grande diferença

engrenagem

​Categorizar e Priorizar seus Queijos em Estoque por Risco de Perda

Focar em vender os mais perecíveis primeiro, antes de perder.

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​Vendas por WhatsApp Business

Até 90% das vendas estavam vindo de WhatsApp.

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​Vendas por Instagram

Oferecendo o serviço de entregas.

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​Catálogo do
Whatsapp Business

Envio de lista de transmissão 1 a 2 vezes na semana para seus clientes. Se não,
O trabalho de se comunicar com cada cliente a cada pedido exige grande esforço.

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​​Simplificar

Priorize e direcione suas vendas a somente 3 ​opções (reduzir a variedade de itens, facilite a escolha): agrupar ​os queijos e vende ​por "categoria" ​e não por "marca".​ Limitar a 1 ou 2​ dois kits por dia eliminou muito confusão e excesso de trabalho, para quem oferecia uma grande variedade. Possibilitou aumento nas vendas e na satisfação, e redução do trabalho.

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​​Vendas ​de Itens Complementares

​Tentar incluir itens relacionados ao que foi pedido e que os complementem. Ex:  pães, manteiga, meles, queijos e geleias

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​Kits

Tipos de kits testados que melhor funcionaram foram
  • ​Para Festejar
  • Para Café de Manhã
  • ​Um lojista teve sucesso com Kit para Cozinhar
  • ​Poucos ​tiveram sucesso com Kit ​para Harmonizar

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​Cestas

No WhatsApp ou Google Forms, funcionaram melhor com poucos tipos de cestas a cada dia, ao invés de uma grande variedade de opções.

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​Entregas Próprias

Pelos donos, funcionários ou por entregadores escolhidos (sob contrato).

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​​Clube de Assinatura

​Entrega de “kits” - 2 por semana. Pagamento mensal.  Usar queijos a sua escolha, especialmente ​queijos com risco de perda.

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​Negociar Adiamento de Folha de Pagamentos

Se puder usar os instrumentos disponibilizados pela legislação. Consultar o seu contador.

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​​Empréstimo do Banco

Para  pagar contas ​de 1 mês, mas com condições vantajosas.

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​​​Comprar Menos, Mais Vezes

Gerenciando o fluxo de caixa.

engrenagem

​​Drive Through

​Alguns testaram o modelo onde o cliente faz o pedido previamente e passa apenas para retirar as compras, sem precisar descer do carro.

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​​Parceria com Produtores

P​ara ​aumentar o giro do estoque com promoção agressiva.

As coisas surpreendentes que todos pensavam que funcionariam, mas que não contribuíam tanto

1.

​Redução de jornada, redução de salário e banco de horas. Férias. Na verdade, os negócios voltaram a um nível suficiente para precisar chamar os funcionários de volta. Foi muito esforço emocional gasto para algo que no fim, contribui menos do que outras medidas adotadas, e foi necessário por pouco tempo relativamente.

2.

​Investimento em ‘Websites’. WhatsApp e Instagram contribui muito mais por menos ​investimento e tempo de espera até estar pronto para o uso. Alguns ​ficaram decepcionados ​com o custo de montar um "Carrinho de Compras".


​Outras Ideias Apresentadas

​Que vocêr pode avaliar a viabilidade e ajustar à sua nova realidade."

​Para gerenciar o caos:  Produtos

​​Ideia

​Comentário

​Queijo de Cabra

​​Vendendo particularmente bem

Para Entrega

​Vizinhança

​Consumidores em condomínios; Descontos de 5% para condomínios; WhatsApp Grupos dos condomínios.

​Central de Delivery: ​Implementamos uma central de entrega com 6 motoboys cadastrados

​Produtos das lojas vizinhas para agregar valor,

​ Pães de um vizinho, por exemplo.

Para Gerenciar

​​Redução de jornada, uma redução de salário e banco de horas. Férias.

​​A situação mudou rapidamente, diminuindo ​a necessidade e o impacto desta medida.

​Não pagar horas-extras.

​Não abre nos domingos e feriados.

​Tratar sobre as opções de solução para a folha de pagamento.

​Procurar orientação profissional (contador, advogado, trabalhista)

​Emprestimo para folha do próximo mês.

​Se o banco tem condições vantajosas.

​Negociar Pagamentos

​Redução, Parcelamento, e/ou Adiamento

Para Gerenciar Estoque

​Categorizar e Priorizar ​Estoque por

​1. Em ​risco de perda.
2. Pode perder Qualidade.
3. Pode ficar ​bom ainda para 2 meses ou mais.


​Como reagir a cada situação acima:
a. ​Caso #1 – com uma promoção agressiva. 

b. ​Caso #2 – normalmente. 

c. ​Caso #3 – pode ser guardado

Para Websites

​Fez site com tamanhos dos queijos e fotos dos produtos para facilitar a venda


​Cardápio virtual no aplicativo Goom​er

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​Formulário do Google com um "cardápio" básico

​Tenho tido recorrência nos pedidos pelo formulário isso mostra que foi uma boa experiência

​Agencias para criar um e-comerce com parcelas fixas entre 80 a 120 reais ,baseado em contrato de 6 meses

​Decepcionado pelo gasto na loja virtual

​Aplicativa para delivery

​Parcerias

​Parcerias com outros bens

como fruta, ou cerveja, ou, etc.

​“Pop-up” em Supermercados


​Entregas cooperativo, associações.

​Cada um paga para a loja diferente

​Contas de Instagram

​Outra vendedores compartilham ​sua empresa e vice-versa

​Encantar

​​Surpreenda positivamente seus clientes

​Uma loja ​ofereceu um brinde​

Aumentar a Transação Media

​Vende Queijo "Com"

​Vinho, ou Champanhe, ou Cerveja.

​​Harmonizações virtuais

​​Os Clientes compram os queijos e à noite participam por ​Google Meet ou Facebook live​ em harmonizações, até com o produtor.

​E Você?

1

​Que Idéias Você Vai Tentar

​Escreve as ideias. Planeje um pequeno ​teste e veja o que ela faz antes de implementar totalmente

2

​Se funcionar de imediato

​Implemente ​total e RAPIDAMENTE! ​Se não, tente outra coisa rapidamente! É uma crise!

3

​Tem mais alguma ideia ou quer partilhar o que funcionou?

​​Deixe alguns comentários abaixo ou envie-os por e-mail para  info@tudonalinha.com.br

​Obtenha o sua ​​copia deste relatório gratuito!

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Dan


Dan Strongin. Chef, Varejista, Consultor de Qualidade, e Jornalista são apenas algumas de suas conquistas. Ex-presidente da American Cheese Society, e consultor em inovação em alimentos artesanais para os Estados da Califórnia (CMAB) e Wisconsin (DBIC). Atualmente ele trabalha com pequenas e médias empresas que produzem produtos de alta qualidade, ajudando-as a ir além da contabilidade de custos e a obter lucros reais.

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