Lojistas que vendem queijo artesanal colaborando por Google Meet para sobreviver à crise de 2020

No meio do caos, as coisas foram mudando fundamental e rapidamente. Quanto mais rapidamente puder validar novas ideias e avaliar se elas funcionam, tanto menos danos a seus negocios.

O Que Você vai Ganhar para ajudá-lo a gerenciar o caos se você ler este relatório:

  • Ações práticas para tentar enfrentar a crise
  • Ideias Testadas que provaram ser úteis: ideias validadas.
  • Como  implementá-las rapidamente, com sucesso.
  • As 15 coisas que realmente fizeram a diferença, e as 2 coisas que realmente não fizeram.

Sobre as Discussões em Grupos TudoNaLinha

1

Todos tiveram o papel participante e palestrante!

A chamada foi feita por Google Meet. Colaborativa, todos se envolveram ativamente para que pudéssemos ter o maior número de ideias possível. Todos eram professores e alunos, ao mesmo tempo: compartilhar conhecimento.!

2

Facilitado por Dan Strongin

Ajudando a criar ambientes de trabalho produtivos e lucrativos durante décadas. Assessor comercial de ComerQueijo (Associação de Comerciantes de Queijos Artesanais Brasileiros)

3

Compartilhado com Você!

As ideias validadas compartilhadas com todos! Você pode escolher ideias para experimentar. Encontra seu caminho para superar a crise rapidamente!

Obtenha gratuitamente sua copia deste relatório!

Gerenciar o Caos em Tempo de Pandemia

No início do isolamento da pandemia, as lojas que vendem queijos artesanais tiveram uma queda de 70% nas vendas. Tinham que reagir — mas como?

As pequenas empresas são criativas e adoram resolver problemas, mas possuem recursos limitados. Por um lado é preciso preservar os recursos que são limitados, mas por outro é preciso usá-los para sobreviver à crise. Então, como mudar significativamente a maneira de fazer negócios (Gestão) usando os recursos da maneira mais eficiente possível, em meio ao caos? Nem todas as ideais que temos são fáceis, lucrativas ou simples de realizar. Pior, é se você escolher a ideia errada?

Precisavam atuar, mas como?

O que as lojas estavam fazendo para se organizar e gerenciar a caos? De todas as ideias, quais funcionaram?

Com pouco tempo para reagir e pouco espaço para erros, os riscos foram além do que uma pessoa sozinha pode enfrentar.

Várias pessoas participaram nessas discussões interativas com o entendimento de que todas as ideias geradas e testadas, e todos os resultados desses testes seriam compartilhados livremente. Não faria sentido simplesmente fazer uma lista. O mais importante era encontrar e priorizar as ideias que realmente funcionavam.
Compartilhamos aqui, para você, todas as ideias, mas destacando as ideias validadas: as coisas que funcionavam. No fim deste ‘blog’, você terá acesso a um link para baixar um PDF completo de tudo o material.

Participantes


Vários membros de ComerQueijo, a Associação de Comerciantes de Queijos Artesanais Brasileiros: Ana Oshiro – Venda Villa (SP), Mônica Resende – Mestre Queijeiro (SP), Gabriela Araujo – Cave Queijos e Vinhos (BA), Falco Bonfadini – Galeria do Queijo (SP), Flávia Rogoski – Bom Vivant (PR), Frederico Teixera – Oxé é de Minas (BA), Rosanna Tarsitano – Tarsitano Sabor de Origem (DF), Bruno Cabral – Caseina (Barcelona), Magno Ferreira – Raizes de Minas (SP)


Convidados:  Eduardo Borges – Borges Queijos Artesanais (RS), Guilherme Pereira – Roça Capital (MG), Gabriel Barbosa Souza – Empório Rizza (SP), Geraldo Passos – Venda do Mineiro (MG), Júlio Leal – Banco do Jorge, Mercearia de Santos (MG), Martinho Vieira – Banca do Alemão (SC), Rodolfo Alves da Silva – Império de Queijo (AM), Thiago Reis – Pedacinho de Canastra (SP), e Tiago Coladeto – Empório Santo João (SP).

Agilizar, adaptar e validar.

  1. Validar as ideias rapidamente. Testaram primeiro, em pequena escala. Se você for em frente e implementar em todo o processo ou empresa e isso não funcionar é um problema.
  2. Apresse-se na implementação de ideias validadas
  3. Deixe pra trás se não funciona neste ambiente caótico. Não insista em ideias que não se mostraram efetivas.
  4. Priorize as coisas que geram fluxo de dinheiro, reduza as que geram mais fluxo de trabalho.

Os Destaques: 15 ideias que fizeram uma grande diferença

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Categorizar e Priorizar seus Queijos em Estoque por Risco de Perda

Focar em vender os mais perecíveis primeiro, antes de perder.

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Vendas por WhatsApp Business

Até 90% das vendas estavam vindo de WhatsApp.

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Vendas por Instagram

Oferecendo o serviço de entregas.

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Catálogo do
Whatsapp Business

Envio de lista de transmissão 1 a 2 vezes na semana para seus clientes. Se não,
O trabalho de se comunicar com cada cliente a cada pedido exige grande esforço.

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Simplificar

Priorize e direcione suas vendas a somente 3 opções (reduzir a variedade de itens, facilite a escolha): agrupar os queijos e vende por "categoria" e não por "marca". Limitar a 1 ou 2 dois kits por dia eliminou muito confusão e excesso de trabalho, para quem oferecia uma grande variedade. Possibilitou aumento nas vendas e na satisfação, e redução do trabalho.

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Vendas de Itens Complementares

Tentar incluir itens relacionados ao que foi pedido e que os complementem. Ex:  pães, manteiga, meles, queijos e geleias

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Kits

Tipos de kits testados que melhor funcionaram foram
  • Para Festejar
  • Para Café de Manhã
  • Um lojista teve sucesso com Kit para Cozinhar
  • Poucos tiveram sucesso com Kit para Harmonizar

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Cestas

No WhatsApp ou Google Forms, funcionaram melhor com poucos tipos de cestas a cada dia, ao invés de uma grande variedade de opções.

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Entregas Próprias

Pelos donos, funcionários ou por entregadores escolhidos (sob contrato).

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Clube de Assinatura

Entrega de “kits” - 2 por semana. Pagamento mensal.  Usar queijos a sua escolha, especialmente queijos com risco de perda.

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Negociar Adiamento de Folha de Pagamentos

Se puder usar os instrumentos disponibilizados pela legislação. Consultar o seu contador.

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Empréstimo do Banco

Para  pagar contas de 1 mês, mas com condições vantajosas.

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Comprar Menos, Mais Vezes

Gerenciando o fluxo de caixa.

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Drive Through

Alguns testaram o modelo onde o cliente faz o pedido previamente e passa apenas para retirar as compras, sem precisar descer do carro.

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Parceria com Produtores

Para aumentar o giro do estoque com promoção agressiva.

As coisas surpreendentes que todos pensavam que funcionariam, mas que não contribuíam tanto

1.

Redução de jornada, redução de salário e banco de horas. Férias. Na verdade, os negócios voltaram a um nível suficiente para precisar chamar os funcionários de volta. Foi muito esforço emocional gasto para algo que no fim, contribui menos do que outras medidas adotadas, e foi necessário por pouco tempo relativamente.

2.

Investimento em ‘Websites’. WhatsApp e Instagram contribui muito mais por menos investimento e tempo de espera até estar pronto para o uso. Alguns ficaram decepcionados com o custo de montar um "Carrinho de Compras".


Outras Ideias Apresentadas

Que vocêr pode avaliar a viabilidade e ajustar à sua nova realidade."

Para gerenciar o caos:  Produtos

Ideia

Comentário

Queijo de Cabra

Vendendo particularmente bem

Para Entrega

Vizinhança

Consumidores em condomínios; Descontos de 5% para condomínios; WhatsApp Grupos dos condomínios.

Central de Delivery: Implementamos uma central de entrega com 6 motoboys cadastrados

Produtos das lojas vizinhas para agregar valor,

Pães de um vizinho, por exemplo.

Para Gerenciar

Redução de jornada, uma redução de salário e banco de horas. Férias.

A situação mudou rapidamente, diminuindo a necessidade e o impacto desta medida.

Não pagar horas-extras.

Não abre nos domingos e feriados.

Tratar sobre as opções de solução para a folha de pagamento.

Procurar orientação profissional (contador, advogado, trabalhista)

Emprestimo para folha do próximo mês.

Se o banco tem condições vantajosas.

Negociar Pagamentos

Redução, Parcelamento, e/ou Adiamento

Para Gerenciar Estoque

Categorizar e Priorizar Estoque por

1. Em risco de perda.
2. Pode perder Qualidade.
3. Pode ficar bom ainda para 2 meses ou mais.


Como reagir a cada situação acima:
a. Caso #1 – com uma promoção agressiva. 

b. Caso #2 – normalmente. 

c. Caso #3 – pode ser guardado

Para Websites

Fez site com tamanhos dos queijos e fotos dos produtos para facilitar a venda


Cardápio virtual no aplicativo Goomer

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Formulário do Google com um "cardápio" básico

Tenho tido recorrência nos pedidos pelo formulário isso mostra que foi uma boa experiência

Agencias para criar um e-comerce com parcelas fixas entre 80 a 120 reais ,baseado em contrato de 6 meses

Decepcionado pelo gasto na loja virtual

Aplicativa para delivery

Parcerias

Parcerias com outros bens

como fruta, ou cerveja, ou, etc.

“Pop-up” em Supermercados


Entregas cooperativo, associações.

Cada um paga para a loja diferente

Contas de Instagram

Outra vendedores compartilham sua empresa e vice-versa

Encantar

Surpreenda positivamente seus clientes

Uma loja ofereceu um brinde

Aumentar a Transação Media

Vende Queijo "Com"

Vinho, ou Champanhe, ou Cerveja.

Harmonizações virtuais

Os Clientes compram os queijos e à noite participam por Google Meet ou Facebook live em harmonizações, até com o produtor.

E Você?

1

Que Idéias Você Vai Tentar

Escreve as ideias. Planeje um pequeno teste e veja o que ela faz antes de implementar totalmente

2

Se funcionar de imediato

Implemente total e RAPIDAMENTE! Se não, tente outra coisa rapidamente! É uma crise!

3

Tem mais alguma ideia ou quer partilhar o que funcionou?

Deixe alguns comentários abaixo ou envie-os por e-mail para  info@tudonalinha.com.br

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Dan


Dan Strongin. Chef, Varejista, Consultor de Qualidade, e Jornalista são apenas algumas de suas conquistas. Ex-presidente da American Cheese Society, e consultor em inovação em alimentos artesanais para os Estados da Califórnia (CMAB) e Wisconsin (DBIC). Atualmente ele trabalha com pequenas e médias empresas que produzem produtos de alta qualidade, ajudando-as a ir além da contabilidade de custos e a obter lucros reais.

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