Lojistas que vendem queijo artesanal colaborando por Google Meet para sobreviver à crise de 2020
No meio do caos, as coisas foram mudando fundamental e rapidamente. Quanto mais rapidamente puder validar novas ideias e avaliar se elas funcionam, tanto menos danos a seus negocios.
O Que Você vai Ganhar para ajudá-lo a gerenciar o caos se você ler este relatório:
- Ações práticas para tentar enfrentar a crise
- Ideias Testadas que provaram ser úteis: ideias validadas.
- Como implementá-las rapidamente, com sucesso.
- As 15 coisas que realmente fizeram a diferença, e as 2 coisas que realmente não fizeram.
Sobre as Discussões em Grupos TudoNaLinha
Todos tiveram o papel participante e palestrante!
A chamada foi feita por Google Meet. Colaborativa, todos se envolveram ativamente para que pudéssemos ter o maior número de ideias possível. Todos eram professores e alunos, ao mesmo tempo: compartilhar conhecimento.!
Facilitado por Dan Strongin
Ajudando a criar ambientes de trabalho produtivos e lucrativos durante décadas. Assessor comercial de ComerQueijo (Associação de Comerciantes de Queijos Artesanais Brasileiros)
Compartilhado com Você!
As ideias validadas compartilhadas com todos! Você pode escolher ideias para experimentar. Encontra seu caminho para superar a crise rapidamente!
Obtenha gratuitamente sua copia deste relatório!
Gerenciar o Caos em Tempo de Pandemia
No início do isolamento da pandemia, as lojas que vendem queijos artesanais tiveram uma queda de 70% nas vendas. Tinham que reagir — mas como?
As pequenas empresas são criativas e adoram resolver problemas, mas possuem recursos limitados. Por um lado é preciso preservar os recursos que são limitados, mas por outro é preciso usá-los para sobreviver à crise. Então, como mudar significativamente a maneira de fazer negócios (Gestão) usando os recursos da maneira mais eficiente possível, em meio ao caos? Nem todas as ideais que temos são fáceis, lucrativas ou simples de realizar. Pior, é se você escolher a ideia errada?
Precisavam atuar, mas como?
O que as lojas estavam fazendo para se organizar e gerenciar a caos? De todas as ideias, quais funcionaram?
Com pouco tempo para reagir e pouco espaço para erros, os riscos foram além do que uma pessoa sozinha pode enfrentar.
Várias pessoas participaram nessas discussões interativas com o entendimento de que todas as ideias geradas e testadas, e todos os resultados desses testes seriam compartilhados livremente. Não faria sentido simplesmente fazer uma lista. O mais importante era encontrar e priorizar as ideias que realmente funcionavam.
Compartilhamos aqui, para você, todas as ideias, mas destacando as ideias validadas: as coisas que funcionavam. No fim deste ‘blog’, você terá acesso a um link para baixar um PDF completo de tudo o material.
Participantes
Vários membros de ComerQueijo, a Associação de Comerciantes de Queijos Artesanais Brasileiros: Ana Oshiro – Venda Villa (SP), Mônica Resende – Mestre Queijeiro (SP), Gabriela Araujo – Cave Queijos e Vinhos (BA), Falco Bonfadini – Galeria do Queijo (SP), Flávia Rogoski – Bom Vivant (PR), Frederico Teixera – Oxé é de Minas (BA), Rosanna Tarsitano – Tarsitano Sabor de Origem (DF), Bruno Cabral – Caseina (Barcelona), Magno Ferreira – Raizes de Minas (SP)
Convidados: Eduardo Borges – Borges Queijos Artesanais (RS), Guilherme Pereira – Roça Capital (MG), Gabriel Barbosa Souza – Empório Rizza (SP), Geraldo Passos – Venda do Mineiro (MG), Júlio Leal – Banco do Jorge, Mercearia de Santos (MG), Martinho Vieira – Banca do Alemão (SC), Rodolfo Alves da Silva – Império de Queijo (AM), Thiago Reis – Pedacinho de Canastra (SP), e Tiago Coladeto – Empório Santo João (SP).
Agilizar, adaptar e validar.
- Validar as ideias rapidamente. Testaram primeiro, em pequena escala. Se você for em frente e implementar em todo o processo ou empresa e isso não funcionar é um problema.
- Apresse-se na implementação de ideias validadas
- Deixe pra trás se não funciona neste ambiente caótico. Não insista em ideias que não se mostraram efetivas.
- Priorize as coisas que geram fluxo de dinheiro, reduza as que geram mais fluxo de trabalho.
Os Destaques: 15 ideias que fizeram uma grande diferença
Categorizar e Priorizar seus Queijos em Estoque por Risco de Perda
Vendas por WhatsApp Business
Vendas por Instagram
Catálogo do
Whatsapp Business
O trabalho de se comunicar com cada cliente a cada pedido exige grande esforço.
Simplificar
Vendas de Itens Complementares
Kits
Cestas
Entregas Próprias
Clube de Assinatura
Negociar Adiamento de Folha de Pagamentos
Empréstimo do Banco
Comprar Menos, Mais Vezes
Drive Through
Parceria com Produtores
As coisas surpreendentes que todos pensavam que funcionariam, mas que não contribuíam tanto
Redução de jornada, redução de salário e banco de horas. Férias. Na verdade, os negócios voltaram a um nível suficiente para precisar chamar os funcionários de volta. Foi muito esforço emocional gasto para algo que no fim, contribui menos do que outras medidas adotadas, e foi necessário por pouco tempo relativamente.
Investimento em ‘Websites’. WhatsApp e Instagram contribui muito mais por menos investimento e tempo de espera até estar pronto para o uso. Alguns ficaram decepcionados com o custo de montar um "Carrinho de Compras".
Outras Ideias Apresentadas
Que vocêr pode avaliar a viabilidade e ajustar à sua nova realidade."
Para gerenciar o caos: Produtos
Ideia | Comentário |
Queijo de Cabra | Vendendo particularmente bem |
Para Entrega
Vizinhança | Consumidores em condomínios; Descontos de 5% para condomínios; WhatsApp Grupos dos condomínios. Central de Delivery: Implementamos uma central de entrega com 6 motoboys cadastrados |
Produtos das lojas vizinhas para agregar valor, | Pães de um vizinho, por exemplo. |
Para Gerenciar
Redução de jornada, uma redução de salário e banco de horas. Férias. | A situação mudou rapidamente, diminuindo a necessidade e o impacto desta medida. |
Não pagar horas-extras. | Não abre nos domingos e feriados. |
Tratar sobre as opções de solução para a folha de pagamento. | Procurar orientação profissional (contador, advogado, trabalhista) |
Emprestimo para folha do próximo mês. | Se o banco tem condições vantajosas. |
Negociar Pagamentos | Redução, Parcelamento, e/ou Adiamento |
Para Gerenciar Estoque
Categorizar e Priorizar Estoque por | 1. Em risco de perda. Como reagir a cada situação acima: b. Caso #2 – normalmente. c. Caso #3 – pode ser guardado |
Para Websites
Fez site com tamanhos dos queijos e fotos dos produtos para facilitar a venda | |
Cardápio virtual no aplicativo Goomer | Enter your text here... |
Formulário do Google com um "cardápio" básico | Tenho tido recorrência nos pedidos pelo formulário isso mostra que foi uma boa experiência |
Agencias para criar um e-comerce com parcelas fixas entre 80 a 120 reais ,baseado em contrato de 6 meses | Decepcionado pelo gasto na loja virtual |
Aplicativa para delivery |
Parcerias
Parcerias com outros bens | como fruta, ou cerveja, ou, etc. |
“Pop-up” em Supermercados | |
Entregas cooperativo, associações. | Cada um paga para a loja diferente |
Contas de Instagram | Outra vendedores compartilham sua empresa e vice-versa |
Encantar
Surpreenda positivamente seus clientes | Uma loja ofereceu um brinde |
Aumentar a Transação Media
Vende Queijo "Com" | Vinho, ou Champanhe, ou Cerveja. |
Harmonizações virtuais | Os Clientes compram os queijos e à noite participam por Google Meet ou Facebook live em harmonizações, até com o produtor. |
E Você?
Que Idéias Você Vai Tentar
Escreve as ideias. Planeje um pequeno teste e veja o que ela faz antes de implementar totalmente
Se funcionar de imediato
Implemente total e RAPIDAMENTE! Se não, tente outra coisa rapidamente! É uma crise!
Tem mais alguma ideia ou quer partilhar o que funcionou?
Deixe alguns comentários abaixo ou envie-os por e-mail para info@tudonalinha.com.br