Uma maneira popular de decidir por quanto vender seus produtos
é calcular o preço de venda com base nos custos.
Mas este não é o único caminho, e falaremos sobre isso mais tarde. Neste post, examinamos as ferramentas mais populares para calcular o preço do custo: Markup e Margem.
Nível Intermediário. Tempo para Ler: 10 minutos
Depois de ter lido tudo, você terá aprendido:
Além disso, compartilharemos links para um webinar sobre como calcular preços promocionais, e recursos dos quais gostamos e não gostamos.
Ainda tenho que encontrar alguém que não fique nervoso ao decidir o que cobrar pelo que vende. Bem-vindo ao clube. Eu sempre me pergunto se estou cobrando muito pouco? Vai cobrir minhas despesas? Ou estou cobrando muito? Será que vai vender?
A maioria das pessoas confunde Margem e Markup. Eles são simples, mas difíceis de descrever de maneira simples. Eles são matemáticos. Nós os usamos em nossas cabeças, não com nossas mãos. Eles contam com modelos financeiros, e não práticos. Eles rastreiam o valor do dinheiro, não como ganhar dinheiro. Os contadores desenvolveram Margem e Markup como ferramentas. Muitos sites são criados para tentar explicar a diferença entre eles. Escrevo isso do ponto de vista de alguém que precisa ganhar o dinheiro que os contadores contarão.
Formação de preço de venda com base nos custos
usando o Markup
Se você o chama de Markup ou Mark-up, é a mesma coisa. Você usa a Markup para descobrir quanto dinheiro precisa adicionar ao valor pago pelo seu produto para cobrir suas despesas e obter lucro.
Fórmula (para quem ama isso)
Definições:
Custo do produto (CP) em $ = o que você pagou pelo material usado para fabricar seu produto, dividido pelo número de produtos vendidos.
Markup = (Todos os outros custos / # de produtos vendidos) + um pouco de lucro. A Markup pode ser expressada em porcentagem ou em um fator para multiplicar o custo para chegar ao preço de venda sugerido. Se eu marcar 100%, dobra o custo. Se eu marcar 200%, triplico o custo. Se eu marcar 20%, multiplico o custo por 1,2. Se eu marcar 120%, multiplico meu custo por 2,2 e assim por diante.
Preço de Venda = Custo do Produto (CP) + Markup
ou Preço de Venda = CP * % de Markup
Muitas pessoas no varejo dobram o custo do produto. Essa é uma Markup de 100%. Você marca ou adiciona 100% do custo. Se você triplicasse o custo do seu produto, qual seria sua markup? 200%. Uma vez e meia o custo do produto, a Markup seria? 150%.
Pros
- É fácil e rápido para fazer, principalmente se você usar o fator de Markup
Contras
Observações
Muitas pequenas lojas de varejo usam a Markup. A maioria das grandes lojas e a indústria de supermercados usam Margem. Vamos descobrir o por quê.
O que é Margem e como é diferente da Markup?
Margem e Markup usam o custo do produto para calcular o preço. Mas a Markup é uma porcentagem definida do custo.
A Margem é uma porcentagem do preço. Para calcular o seu preço, você precisa escolher uma Margem. Todo setor parece ter uma referência. Varia de acordo com a categoria do produto e não é arbitrário.
O preço deve cobrar:
Custo do Produto
os Outros Custos
O Lucro
Calcule o preço usando o inverso da Margem.
CP = quantidade de dinheiro que você paga pelos materiais necessários para tornar seu produto vendido.
Margem % = a porcentagem do preço adicionado ao custo do produto (CP) para cobrir todas as outras despesas e obter lucro. Feito por calculo usando dados históricos ou por benchmark.
CP % = 1 - Margem %
Para obter o preço de venda sugerido, divida o custo do produto pela margem percentual.
É mais simples de entender se você olhar para a fórmula:
Preço de venda sugerido = CP / CP %
Ainda está confuso? Veja o seguinte exemplo gráfico.
Coloque a resposta abaixo nos comentários.
O resultado é seu preço sugerido.
Pros
Contras
Observações
Dito isto, há momentos em que você precisa depender da Margem. Ao iniciar ou introduzir um novo produto, por exemplo. Quando você não tem informações anteriores sobre o que os clientes estão dispostos a pagar. É então quando o verdadeiro trabalho começa.
Outros Métodos de Calcular o Preço de Venda
O gerenciamento é arriscado quando você depende apenas de uma folha de papel ou da tela do computador. Para evitar erros dispendiosos, siga o que é real. O que é real neste caso é dinheiro. No nosso curso, Seu Melhor Preço, Como maximizar lucro sem perder vendas, compartilhamos algumas estratégias de preços populares, incluindo:
Cada um tem seu lugar e seus fãs! Em nossa experiência, os grandes vendedores passam da Markup para a Margem, para Preços Holísticos, e seguem o fluxo de dinheiro. Evite confiar em abstrações. Porcentagens não pagam contas.
Preços Holísticos
O preço holístico calcula o preço de venda com base nos custos também, mas coloca todos os produtos em uma cesta. Em um relatório chamado Sales Mix, no meu próximo post, vou explicar mais sobre isso. O preço holístico ajuda a encontrar os produtos que mais contribuem para o seu sucesso.
Pros
Contras
Observações
Se estiver curioso, confira nosso curso Seu Melhor Preço, Como maximizar lucro sem perder vendas.
Orientamos você em todas as etapas do processo, do começo ao domínio, com exemplos do mundo real.
Recursos Recomendados
Existem muitos artigos para aprender a precificar com base no custo usando a Markup ou a Margem. Embora eu não recomendo a abordagem, é bom entendê-la. Os melhores que encontrei são:
Soften Sistemas
Para uma descrição clara sobre a Margem e a Markup de um ponto de vista financeiro, com exemplos, e escrito por uma jornalista. Muito pensamento de "MBA."
Sebrae
SE VOCÊ É CADASTRADO NO SEBRAE, PODE ASSISTIR. Senão, vale a pena!. Um dos melhores vídeos sobre Markup e Margem que eu já vi. É o único, além do nosso, que olha para preços na totalidade.
Assista à nossa masterclass on-line em Precificação
Seu Melhor Preço
Tudo o que você precisa saber para se tornar um mestre em preços, incluindo segredos de preços promocionais e estratégias de longo prazo!